Novembro 15, 2020

Como uma casa bem organizada pode te ajudar a economizar tempo no dia-a-dia?

A sensação de ter uma casa bem organizada é maravilhosa. Quem não gosta de chegar em um lugar e perceber tudo arrumadinho, no lugar certo, sem tralha espalhada por todos os lugares?

Além de causar boa impressão estética, uma casa organizada facilita a vida dos moradores no dia a dia, especialmente de quem fica responsável pela maioria das atividades domésticas.

Uma casa organizada ajuda a ter mais tempo

Quantas vezes você já se viu perdendo minutos preciosos procurando a chave do carro, o carregador do celular ou o próprio aparelho de telefone, e acabou se atrasando para um encontro importante?

Essa situação é mais comum do que pensamos e tem como causa, na grande maioria das vezes, a falta de organização. Algumas pessoas têm a visão equivocada de que organizar é perda de tempo ou de liberdade. Na verdade, é o contrário. Uma casa e uma vida organizada te faz render mais e te ajuda a ter mais ideias.

O tempo que você perde procurando uma roupa para trabalhar de manhã, tentando descobrir onde está o controle da TV ou buscando aquela conta que precisa ser paga hoje sem falta, poderia ser investido em atividades bem mais interessantes e ainda pouparia severas dores de cabeça e estresse.

O que você ganha mantendo tudo organizado?

Veja a seguir, algumas dicas preciosas para manter a casa com tudo no lugar e descubra como pode ganhar tempo com esses hábitos.

Quer mais tempo para cozinhar? Nada de pia cheia de louça suja

Imagine acordar de manhã, ir até à cozinha fazer um café e se deparar com a pia cheia de louça suja. Além de dar um desânimo daqueles, fazendo você começar o dia já com chateação, a pia cheia ainda exige que você gaste tempo limpando.

O mesmo acontece durante as outras refeições. Com a pia vazia, você se dedica ao preparo dos alimentos com mais carinho, mais tranquilidade e mais ânimo. Lave toda a louça enquanto cozinha e, sempre que possível, não deixe nada sujo para o dia seguinte.

Ganhe minutos preciosos pela manhã, mantendo um armário organizado

Organize o seu armário por roupas casuais e roupas do trabalho. Se possível, monte looks e deixe-os prontos. Eles serão muito úteis naqueles dias em que estiver atrasada ou não souber que combinação fazer.

Adote um cronograma de limpeza e tenha uma casa sempre arrumada

Para manter a casa sempre limpa e arrumada, crie o seu próprio cronograma de limpeza. Você pode separar por cômodo ou por atividades. Por exemplo, um dia para lavar roupa, outro para passar, um dia para lavar o banheiro e assim por diante. Assim, você não se sobrecarrega fazendo tudo no mesmo dia e, às vezes, perdendo o fim de semana inteiro.

Eu desenvolvi meu próprio cronograma e compartilho ele neste vídeo do Youtube, acesse e veja mais detalhes.

Tenha uma caixa de entrada para correspondências

Mantenha uma caixa na entrada da sua casa para acomodar as correspondências. Sempre que chegar, dê uma olhada em tudo e defina um fim para cada item. Jogue fora o que não for útil e arquive os outros documentos.

Aliás, tenha uma pasta para as contas da casa. O ideal é juntar tudo em um lugar e pagar todas as contas no começo do mês, logo que cair o salário. Se não for possível, guarde-as e anote na agenda a data de vencimento para não esquecer.

Aqui está meu vídeo sobre organização financeira, caso queira conferir.

Elimine as tralhas

Tralhas fazem você perder tempo e não deixam a energia circular. Jogue fora o que não fizer mais sentido para você. Abra espaço para o novo na sua casa e na sua mente.

Eu também tenho um vídeo com ótimas dicas de descarte.

Planeje um cardápio semanal

Nunca sabe o que fazer no jantar ou o que levar na marmita do trabalho? Faça esse planejamento antes, no final de semana. Faça um cardápio de acordo com as preferências, necessidades e rotina dos moradores da casa.

Depois, compre os ingredientes e adiante o que for possível. Cozinhe o feijão, porcione carnes, deixe legumes e frutas cortadas e faça marmitas para levar para o trabalho. Você poupa muito tempo durante a semana que é bastante corrida e ainda se alimenta de forma saudável.

Aqui tem um vídeo que gravei com detalhes sobre este assunto.

Arrume a sua cama todas as manhãs

Dica básica, mas completamente cheia de sentido. Quando arrumamos a cama todos os dias já sentimos uma sensação boa de dever cumprido, de ter feito algo para deixar a nossa casa mais linda, limpa e organizada. Além disso, o ambiente fica bem mais convidativo na hora de dormir.

Como você viu, uma casa organizada traz muitos benefícios para toda a família.

A organização facilita a tomada de decisões, desperta o lado criativo, deixa a casa mais bonita e poupa muito tempo na sua rotina diária

Experimente e veja a diferença na sua vida!

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer