Janeiro 18, 2022

5 formas de organizar estantes da sala de estar

Se existe um cômodo da casa que precisa de organização constante, com certeza, é a sala de estar. Mas não adianta apenas dispor os móveis e criar uma decoração bacana, deixando a estante toda desarrumada e mal organizada.

A estante da sala de estar, por exemplo, é um móvel que chama muita atenção e precisa estar sempre organizada, para evitar que o cômodo fique um ambiente desagradável – afinal, a sala de estar é um dos principais lugares da residência para descansar e curtir, seja sozinho ou com a família.

Já abordei aqui o quanto a organização ajuda na diminuição do estresse, portanto, nada de deixar a estante desarrumada. Para te ajudar, listei cinco formas de organizar a estante da sala de estar.

Confira!

 

Determine qual o objetivo da estante

A estante será funcional ou apenas decorativa? A importância de saber qual o intuito de manter a estante na sala de estar é justamente para evitar que ela se torne apenas um amontado de coisas desorganizadas e esteticamente desagradável.

Se a ideia é fazer da estante um móvel funcional, coloque apenas os objetos que serão utilizados no dia a dia, dispondo cada um deles de modo que fiquem sempre à disposição, mas sem exageros.

Se for uma estante apenas para decoração, aposte em itens que combinem com a decor do ambiente todo e, nesse caso, é possível um pouco mais de ousadia para dispor os objetos.

Vale lembrar que também é possível mesclar as duas ideias, transformando a estante em algo funcional, mas também decorativo. Porém, nesse caso, cuidado para não colocar coisas demais e acabar carregando os nichos da estante com objetos que não combinam e que não têm utilidade.

 

Menos é mais

Uma das principais dicas de organização e decoração é a de que menos é mais. Isso significa que um espaço bem arrumado e agradável aos olhos sempre vai contar com poucos objetos. É claro que tudo depende do gosto da pessoa e de onde o móvel estará inserido, mas no caso específico de estantes na sala de estar, o ideal é dispor poucos itens e, assim, mantê-las visualmente limpas.

Entretanto, não é interessante deixar espaços vazios: todos os nichos da estante devem ser preenchidos.

Manter poucos itens na estante também é mais uma maneira de deixá-la sempre organizada, além de facilitar a limpeza e transformar esse móvel em um ponto de destaque na sala de estar. Quanto mais coisas na estante, mais difícil será de organizar. Lembre-se sempre disso.

 

Não deixe fios aparentes

Não há nada mais deplorável em uma estante na sala de estar do que fios e cabos dos aparelhos eletrônicos aparecendo. Eles realmente passam a impressão de desorganização e desleixo, além de tornarem a limpeza dificultosa por conta do emaranhado que não dá nem para saber de onde vem cada fio.

Para resolver esse problema de maneira simples, aposte em caixas ou bandejas de gerenciamento de cabos que, além de organizá-los, ainda os escondem, evitando que fiquem bagunçados e enrolados.

 

Objetos mais utilizados sempre à mão

Se a ideia principal da estante é ser um móvel funcional, destine os nichos do meio para dispor os objetos mais utilizados, que precisam ser retirados e colocados de volta a todo o momento. Uma boa alternativa, por exemplo, para controles, é colocar uma caixa organizadora específica e sempre que utilizar os controles, colocá-los de volta nessa caixa após o uso.

Por outro lado, os nichos superiores e os inferiores podem ficar com os itens que são menos utilizados ou ainda com os objetos de decoração.

 

Retire objetos inutilizáveis ou quebrados

A dica final para organizar sua estante na sala de estar é retirar tudo aquilo que já não serve mais. Itens quebrados, descascados que não têm conserto ou objetos que não têm utilidade alguma devem ser removidos e jogados fora ou colocados em outro espaço.

Conforme salientado anteriormente, quanto mais coisa na estante, mais desorganizada ela vai ficar. Então sempre prefira manter apenas os objetos que estão em boas condições de uso.

 

Precisando de mais dicas de organização? Conheça agora o Manual da Casa e tenha acesso a um programa completo para você organizar a sua casa em 30 dias!

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer