Agosto 19, 2021

Aprenda a identificar 3 hábitos que estão atrapalhando sua organização

Muita gente acredita que organização é um talento natural, e que existem pessoas que são organizadas e as que não são.

Embora seja verdade que algumas pessoas têm maior aptidão para deixar as coisas arrumadas, a organização é muito mais um hábito do que um dom. E assim como esse hábito pode ser alimentado por alguns outros, pode ser prejudicado por eles também.

Confira, a seguir, três hábitos que estão atrapalhando sua organização:

 

1. Procrastinar a arrumação

 

Quantas vezes você já disse a si mesma “Depois eu arrumo”? Esse é um dos maus hábitos mais comuns, pois estamos com pouca disposição para arrumar a casa depois de um dia todo de trabalho.

A tendência de deixar as coisas para depois é natural, mas pode trazer problemas, pois o acúmulo de bagunça fica ainda mais difícil de arrumar. Portanto, é preciso lutar contra a preguiça e a vontade de procrastinar para não deixar que a situação vire uma bola de neve.

É muito melhor que você organize as coisas do seu cotidiano logo após o uso. Vale mais a pena você guardar as roupas que usou no final do dia do que deixar que se acumulem durante toda a semana.

Isso também vale para:

- Bijuterias;

- Produtos de higiene pessoal;

- E todo o resto.

Arrume aos pouquinhos!

 

2. Não definir a função dos espaços

 

Esse é um hábito que atrapalha não só a organização física da casa, mas também a organização das suas atividades. É muito importante que cada cômodo e cada espaço da casa tenha a sua função própria.

Caso você utilize a mesa de jantar como escrivaninha de trabalho, ou então, a gaveta de pijamas para guardar meias, é impossível estabelecer um padrão e garantir que as coisas estejam organizadas.

Além disso, é importante manter uma separação entre os momentos e cômodos para garantir que os momentos de trabalho e lazer não se misturem.

Portanto, tire um tempo para definir com clareza a função de cada cômodo e móvel. Com isso decidido, atenha-se ao máximo possível a essas definições. Você verá como vai ficar mais fácil encontrar as coisas e entrar na mentalidade certa para o trabalho ou para os momentos em família.

 

3. Não organizar os objetos

 

Todo mundo tem aquele quartinho ou armário "da vergonha", não é mesmo? Ao invés de efetivamente organizar as coisas, você simplesmente pega os objetos espalhados, guarda-os nesse lugar e não pensa mais nele até precisar novamente.

Não precisamos nem explicar por que isso é um péssimo hábito, não é mesmo? A tendência é que a bagunça se acumule de tal modo que logo não caberá mais nesse armário, e você vai perder muito mais tempo arrumando tudo.

Evite ter espaços vazios no armário, porque com certeza você cairá na tentação de usá-lo para a bagunça. Decida o lugar exato de tudo e, mesmo que leve um pouquinho mais de tempo, guarde as coisas nesses lugares. A longo prazo, você vai economizar tempo, ao invés de perdê-lo.


Gostou deste texto? Identificou algum hábito que você tenha em relação a organização? Deixe seu comentário e acompanhe os outros textos do nosso blog para mais dicas de organização!

E se você quer aprender a organizar sua casa de modo definitivo, sem nunca mais sofrer com isso, conheça o meu MANUAL DA CASA, nele ensino tudo pra você colocar sua casa em ordem de uma vez por todas de modo prático, rápido e sem sofrimento!

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer