Setembro 21, 2021

Descubra como vencer a preguiça na hora de arrumar sua casa

Manter a casa arrumada é sempre um desafio. Só de pensar na quantidade de tarefas que precisam ser feitas bate aquela preguiça, não é mesmo? Se você vive procrastinando a faxina, chegou a hora de descobrir como vencer a preguiça na hora de arrumar sua casa!

Encontrar um ponto de equilíbrio no meio da correria do dia a dia para arregaçar as mangas e faxinar não é fácil. Conciliar momentos com a família, o trabalho e ainda ter que deixar a casa arrumada parece impossível.

No entanto, uma boa organização é indispensável para deixarmos o nosso lar em perfeito estado. Pode parecer mentira, mas manter a casa arrumada não é um bicho de sete cabeças. Estabelecer um método de organização eficiente pode ser o que falta para deixar a sua preguiça de lado.

Pensando nisso, preparamos este post, para que você entenda que, sim, é possível vencer a preguiça na hora de arrumar sua casa. Com motivação e organização, o momento da faxina pode até se tornar divertido, acredite!

 

Estabeleça uma rotina de limpeza

Para muita gente, deixar a preguiça de lado para arrumar a casa é uma grande dificuldade. Afinal, onde encontrar motivação para realizar esse mal necessário?

Criar uma rotina de limpeza, com um planejamento prévio, pode te dar aquele empurrãozinho inicial. Isso porque colocar compromissos na agenda aumenta a probabilidade de que eles, de fato, aconteçam.

Se você está livre nos finais de semana, defina um horário dedicado para a faxina. Assim, o seu cérebro vai se acostumando com a ideia até que se torne um hábito natural. Hábitos não se criam da noite para o dia, por isso é importante respeitar os seus limites.

Fazer uma lista de tarefas também é uma maneira de ganhar motivação. Você também pode estabelecer o tempo que quer dedicar para aquela faxina, como 20 ou 30 minutos no seu dia.

 

Organize a limpeza por cômodos

Outra maneira de vencer a preguiça na hora de arrumar sua casa é separar a faxina por cômodos. Assim, é possível destinar a atenção para partes pequenas e não no todo, aumentando a sua disposição para a limpeza.

Para os dias de faxinas caprichadas, separe os espaços da sua casa por tamanho. Por exemplo: se a sua disposição é maior à tarde, deixe os cômodos maiores e que exigem mais trabalho para esse período do dia.

Vale ressaltar que é fundamental terminar a faxina em um cômodo para só então passar para o próximo. Quando o serviço é feito pela metade, a tendência é que a preguiça aumente ainda mais e dificulte a finalização da faxina.

 

Ajuda é sempre bem-vinda!

Ter a ajuda de alguém na hora de arrumar sua casa também é uma forma de vencer a preguiça. A limpeza da sua residência depende de todos que habitam nela, por isso contar com a ajuda da família nesse momento é essencial.

Dividir as tarefas é uma maneira de facilitar o serviço. Quando todos se envolvem na limpeza, o rendimento das tarefas aumenta e até o tempo dedicado para a faxina diminui.

É possível criar um sistema de rodízio das tarefas para variar as responsabilidades entre a família. Assim, todos contribuem para um lar limpo e pronto para os momentos de lazer!

Entendeu como é possível vencer a preguiça na hora de arrumar sua casa? Além do mais, você pode acessar a solução definitiva para sua casa ficar sempre arrumada e organizada - conheça o meu Manual da Casa, um programa feito para você deixar sua casa impecável em 30 dias de uma vez por todas!

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer