Janeiro 15, 2021

Como evitar a procrastinação na hora de organizar a casa?

“Quem não procrastina na hora de organizar a casa que atire a primeira pedra”. Todo mundo gosta de um lugar limpinho e organizado, mas como o processo pode ser cansativo e um pouco chato é normal que se adie enquanto pode a realização dos afazeres domésticos.

Todo dia é a mesma coisa: a gente planeja que vai deixar tudo limpinho e arrumado, mas acaba se distraindo com a TV, o celular e tudo o mais… E aí a organização fica para depois, outro dia, quem sabe.

Se identificou?

Pois você está no texto certo para deixar a procrastinação de lado na hora de organizar a sua casa.

Por que a gente procrastina?

Procrastinar é adiar o quanto pode para realizar alguma obrigação. E, não adianta, a gente se sente culpado, mas procrastina mesmo assim.

As causas são diversas, mas uma pesquisa realizada pela Universidade de Calgary diz que não se trata de preguiça e aponta a regulação das nossas emoções como uma das principais responsáveis pelo hábito.

E como paro de adiar a organização?

Para organizar você precisa ser uma pessoa organizada. Parece óbvio, mas não é tão fácil assim na prática. Por isso, separei algumas dicas para te ajudar a parar de procrastinar na hora de organizar a casa:

• Não pense muito
Se você fica pensando no que tem para fazer a preguiça bate. Ao invés de ficar pensando que tem que lavar a louça ou passar roupa, execute. Se você trabalha fora, a dica é já fazer o que tem que ser feito assim que chegar em casa, antes que a procrastinação te pegue.

• Faça uma lista
A satisfação de ir riscando as tarefas executadas da lista pode ser a motivação que você precisa. Além disso, o hábito pode ajudar no seu planejamento semanal.

• Divida os afazeres em tarefas menores
Quando a gente pensa que uma tarefa vai dar muito trabalho a tendência é desanimar. Por isso, pode ser bastante útil dividir os grandes trabalhos, como organizar o guarda-roupas, em etapas: uma gaveta por dia, por exemplo.

• Comece com o que menos gosta
Se você deixa a tarefa que considera mais chata para o final, a chance de você desistir no meio do caminho é bem maior.

• Assista vídeos de faxina
Parece bizarro, mas ver esse tipo de vídeo pode ser bom para dar motivação para executar as tarefas. Há vários disponíveis na internet e você pode assistir enquanto faxina para não desanimar.

• Se pergunte se você precisa mesmo fazer isso
Isso pode te ajudar a lembrar que é agora ou nunca, que você provavelmente não vai ter tempo amanhã, e fazer você se mexer agora.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer