Dezembro 09, 2021

Como manter os brinquedos de seus filhos organizados

Se você tem filhos, sabe melhor que ninguém o quanto é difícil manter a casa arrumada com as brincadeiras e a energia sempre em alta das crianças. Os brinquedos espalhados pela casa são sinônimos de que os pequenos estão se divertindo e aproveitando uma infância saudável. Porém, para os pais que precisam arrumar a bagunça no fim do dia, a tarefa pode não ser tão divertida.

Pensando nisso, trouxemos as melhores dicas e técnicas para manter os brinquedos de seus filhos sempre organizados e o ambiente bem decorado mesmo com pouco espaço. Confira!

 

Mantenha os brinquedos em um local acessível

Na hora de organizar os brinquedos dos pequenos, é importante deixá-los em um lugar acessível, para que as crianças tenham praticidade e liberdade para pegá-los quando quiserem. Essa prática também ajuda a fazer com que elas aprendam mais facilmente a guardar seus brinquedos no final do dia.

Para isso, garanta que os brinquedos estarão a uma altura que seus filhos consigam alcançar e em recipientes que eles possam abrir e fechar com facilidade.

 

Escolha um local específico para os brinquedos

Definir um local específico para guardar os brinquedos é uma prática excelente para facilitar a organização, tanto para casas pequenas, quanto para casas maiores.

Se você tiver um cômodo extra, use-o como um quarto de brincadeiras e ensine aos seus filhos que ali é o lugar certo para brincar, colorir, jogar e se divertir. Assim, as crianças podem brincar à vontade sem bagunçar a casa, e você pode investir em uma decoração lúdica e colorida para deixar o clima ainda mais especial para elas.

Mas, se não houver a possibilidade de separar um cômodo especialmente para os brinquedos, é possível deixá-los no quarto das crianças e ainda assim mantê-los organizados.

Para isso, uma ótima ideia é fazer uso de nichos, prateleiras e caixas organizadoras. Nas prateleiras você pode guardar os livros infantis, muito importantes para despertar nos pequenos o hábito da leitura. Nos nichos, coloque peças como ursos de pelúcia e bonecos e deixe os brinquedos maiores para as caixas.

 

Separe os brinquedos por categoria

Toda criança adora brinquedos e, sabendo disso, esse é sempre o presente favorito dos pais, avós, tios e de toda a família para deixá-los felizes. Acontece que, com o tempo, esses brinquedos vão acumulando e organizá-los se torna mais difícil.

Se esse é o seu caso, comece a arrumação separando os brinquedos de seus filhos por categorias. Primeiro separe aqueles que as crianças ainda usam e estão em bom estado. Depois separe aqueles que não são mais usados, mas que podem ser enviados para doação e, por fim, separe as peças estragadas ou muito velhas, que devem ir para o lixo.

Dessa forma, é possível ter ideia do espaço necessário para guardar os brinquedos que seus filhos realmente gostam e usam, facilitando a organização. Além disso, você ainda faz uma boa ação ao doar os que não são mais usados para crianças que não podem comprá-los.

 

Use o que você tem em casa

Como já citamos, é importante manter os brinquedos em locais de fácil acesso para as crianças e, para isso, você pode utilizar coisas que já tem em casa, como potes plásticos, baldes, latas, cestas, caixas e até mesmo caixotes que você encontra nas feiras.

Utensílios como cestos de roupa, caixas e caixotes, são ótimos para guardar os brinquedos maiores, enquanto baldes e latas podem ser pendurados nas paredes e usados para guardar objetos menores. Para dar um charme a mais, você pode customizar esses utensílios com tinta e adesivos que deem uma cara nova a eles.

Caso não tenha nada disso em sua casa ou prefira não usar o que tem, você pode optar pelas caixas organizadoras, fáceis de serem encontradas nos mais variados tamanhos e cores. A dica, nesses casos, é escolher caixas transparentes, para que as crianças possam achar os brinquedos com facilidade, ou caixas coloridas que tragam alegria para o ambiente, mas que possam ser etiquetadas.

Com essas práticas simples é possível manter os brinquedos de seus filhos sempre organizados sem atrapalhar a diversão das crianças.

 

Se você quer conhecer minha proposta definita para organizar sua casa de uma vez por todas, TOQUE AQUI e conheça meu Manual da Casa - um programa prático de 30 dias que vai mudar a rotina da sua casa para sempre!

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer