Dezembro 02, 2021

3 dicas para ter um tempo livre com a família final de semana

Se tem algo que as pessoas têm reclamado ultimamente é da falta de tempo. Parece até que o dia não tem mais 24 horas e temos a sensação de passar tudo mais rápido. Você acorda, pisca e já é hora de dormir outra vez.

Como arranjar um tempo livre com a família final de semana em meio a essa correria? O segredo está no planejamento e na organização. Além disso, outro ponto essencial é definir prioridades.

É claro que ninguém quer passar o final de semana arrumando a casa e nem usando os dois dias livres para fazer faxina.

Então, vem com a gente conferir as dicas que preparamos para aproveitar o final de semana da melhor maneira possível.

 

3 dicas para ter um tempo livre com a família final de semana

 

1 – Defina as prioridades da semana

Trabalhar, estudar, cozinhar, levar as crianças na escola, fazer atividade física, resolver burocracias na rua, ir ao mercado...

Essas são algumas das tarefas mais comuns do dia a dia de uma família, correto? Sabendo tudo o que você tem a fazer, é hora de criar um cronograma com dias, horários e o será feito em cada dia.

Existem aplicativos de gerenciamento de tarefas, que inclusive você pode compartilhar com toda a família, como o Google Calendar, por exemplo. Mas nada impede de usar a boa e velha agenda.

 

2 – Delegue tarefas

Converse com todos da família e peça colaboração. Afinal, vocês moram juntos e nada mais justo que cada um fazer um pouquinho.

Se os filhos forem adolescentes, já pode delegar a eles a tarefa de organizar e limpar o quarto.

Divida as atividades do dia a dia entre todos, como um dia certo em que cada um fica responsável em levar o lixo, por exemplo. E dias específicos para tarefa de lavar a louça depois do jantar para que no dia seguinte a pia esteja limpa.

 

3 – Não acumule tarefas da casa

O mais comum na maioria dos lares é deixar um dia específico para a organização e faxina da casa. Geralmente esse dia é o sábado e quando chega o final do dia você só quer saber de cama e por isso não sobra tempo livre com a família no final de semana.

Que tal mudar isso e fazer um pouquinho todos os dias. Por exemplo, tire ao menos 30 minutos por dia para uma tarefa específica, como organizar armário da cozinha, guarda-roupa, limpar os vidros, passar roupa, organizar a geladeira, etc.

Quando chegar na quinta ou sexta-feira, você terá feito ao menos 50% e a casa não está tão desorganizada ou suja assim. Aí é hora de terminar tudo até sexta, priorizando agora a limpeza e higienização do piso, banheiros, fogão; tirar a poeira dos móveis...

Finalizando tudo na sexta-feira, você terá a chance de acordar no sábado de manhã com a casa limpinha e, assim, terá tempo de sobra para curtir o final de semana ao lado da família.

Gostou das nossas dicas para ter um tempo livre com a família final de semana? Aproveite para conferir outros conteúdos em nosso blog!

Conheça meu Manual da Casa, o programa de 30 dias de organização para a sua casa. Melhore sua rotina e qualidade de vida acabando com a bagunça de forma definitiva.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer