Agosto 24, 2021

4 ideias de listas para ajudar na organização da sua casa

Listas são ferramentas muito valiosas quando o assunto é organização da casa. Elas ajudam a otimizar o tempo, quase sempre muito corrido para as donas de casa, e dão uma visão mais ampla de tudo que deve ser feito, auxiliando a definir prioridades e a estipular a duração de cada atividade.

Conheça um pouco mais sobre elas a seguir.

 

4 listas para ajudar a manter a casa sempre organizada

 

Se você também é fã de listas de tarefas, veja, a seguir, 4 opções que separamos para você manter a sua casa sempre em ordem.

 

1. Lista por períodos do dia

 

Essa lista é bem prática e fácil de fazer. Basta pensar em todas as atividades que você executa ao longo do dia e listar o que deve estar em ordem para que tudo flua como o esperado. Separe a lista em três períodos: manhã, tarde e noite e o que você faz nesses horários.

Caso você faça atividade física logo cedo, toma café e vai trabalhar, pense em tudo que deve estar no ponto para que você não se atrase e não tenha que pular nenhum evento. Por exemplo:

- Preparar marmita para o dia seguinte;

- Separar roupa da academia;

- Montar bandeja para o café da manhã;

- Etc.

 

2. Lista semanal de tarefas

 

O que você pretende fazer para que a sua casa esteja plenamente organizada na semana que está começando? Pense em tudo que deseja ou precisa fazer e distribua entre os próximos sete dias. Inclua tarefas de limpeza, organização e alimentação.

A partir dessa lista, crie outra lista, a lista diária, para que você não se perca no que precisa fazer a cada dia.

 

3. Lista de frequência de tarefas

 

Essa lista faz classificações de tarefas de acordo com a necessidade de cada uma. Você não limpa a geladeira com a mesma frequência que lava a louça, não é verdade? Então, crie a sua lista separando as atividades de acordo com o prazo que elas possuem.

Liste tudo que você deve fazer uma vez por semana, a cada 15 dias, 1 vez por mês, a cada semestre, anualmente etc.

 

4. Lista dos 15 minutos

 

Essa lista é muito boa para quem tem pouco tempo para organizar a casa. Uma situação muito comum para quem trabalha o dia inteiro e chega cansado em casa à noite. Programe um alarme para despertar em 15 minutos e veja o que é possível fazer nesse tempo.

Você verá que dá para fazer muita coisa e que, muitas vezes, nós é que evitamos começar algo por achar que não haverá tempo suficiente. Portanto, anote todas aquelas coisinhas que você precisa fazer e que demandam pouco tempo como:

- Esvaziar lixeiras;

- Dobrar roupas;

- Fazer uma salada;

- Limpar a pia do banheiro.

Assim que surgir um tempinho, ponha a mão na massa.

Ter uma lista de tarefas é extremamente importante para a manutenção básica da casa, pois não perdemos tempo e não esquecemos de nada que deve ser feito.

E sem contar que a sensação de ticar cada tarefa e passar para a segunda é muito agradável e nos estimula a fazer mais coisas tanto para cuidar da nossa casa, como para cuidar da nossa vida, não é verdade? Pegue caneta e papel e comece a criar as suas listas!

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer