Outubro 08, 2021

4 métodos de Personal Organizer para organizar a cozinha

Quando falamos em organização de casa, a maioria de nós já pensa automaticamente na cozinha.

E as razões são compreensíveis. De fato, manter esse espaço organizado não é tarefa fácil: mas faz toda a diferença, principalmente na hora de cozinhar.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo 4 métodos práticos de quem é especialista no assunto para organização da cozinha. Vamos conferir?

 

1. Na cozinha, menos é mais

A regra vale também para demais cômodos, mas a verdade é que poucos realmente levam essa dica a sério na cozinha. Afinal, quanto menos coisas, menor é a chance de que a bagunça se instale por ali.

Potes plásticos que vivem sumindo e aqueles itens em “cantinhos escondidos” merecem atenção especial neste tópico. Só para se ter uma noção, em geladeiras e despensas, grande parte do desperdício alimentar acontece porque não visualizamos tudo. Se estivéssemos vendo, dificilmente esqueceríamos e deixaríamos vencer. Pense nisso!

 

2. O que você mais usa x O que você menos usa

Antes de começar a organizar a cozinha, visualize quais são os itens que você usa quase todos os dias e separe-os daqueles que você raramente vê fora dos armários.

As louças mais comuns do dia a dia, por exemplo, devem ficar localizadas em armários próximos e em uma altura confortável. Já aqueles usados poucas vezes ao ano podem ocupar as regiões mais altas do armário, aquelas que raramente acessamos.

 

3. Escolha um método “principal” de organização

Existem duas formas principais de organizar a cozinha: pelo uso ou por peças. Ainda que a maioria das pessoas opte por juntar copos com copos, pratos com pratos e assim por diante (método das peças), você também pode organizar por louças que são comumente utilizadas em conjunto, como pratos com copos de almoço ou jantar, por exemplo.

Ao invés de seguir o padrão, você pode fazer o teste para ver o que mais se encaixa com você.

 

4. Carrinhos, prateleiras e ganchos podem fazer a diferença

Principalmente em cozinhas de apartamento, quando os espaços são mais limitados, esses itens podem fazer total diferença na organização. No entanto, é necessário ficar atento para que esses itens não acabem atrapalhando a boa circulação na cozinha.

 

Algumas dicas extras

Para maximizar o espaço, você pode organizar os itens nos armários da seguinte maneira:

• Pratos (rasos ou fundos) e tigelas podem ser empilhados para otimizar o espaço nos armários. Os pratos podem ser empilhados em um número que nunca ultrapasse 15 (para evitar que quebrem) e as tigelas devem ser empilhadas até 4 por vez;

• Os copos, por sua vez, devem ficar sempre de cabeça para baixo;

• Mas a regra não é a mesma para as canecas, que preferencialmente, devem ficar presas em “ganchinhos” fixos abaixo das prateleiras;

• Por fim, formas, frigideiras, bandejas e travessas podem ser armazenadas em divisórias na vertical.

E as panelas? O recomendado é que elas fiquem empilhadas e suas tampas enfileiradas em uma caixa plástica, sempre da maior para a menor.

E para te ajudar a organizar esse e os demais ambientes da sua casa de maneira definita, conheça o Manual da Casa - meu programa prático, de 30 dias, para você nunca mais ter problemas com bagunça em casa! Clique aqui e veja como funciona.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer