Setembro 15, 2020

Minimalismo: Como aplicar esse conceito na sua casa

A decoração se tornou um item muito relevante em residências e estabelecimentos comerciais.

Com estilos particulares, os proprietários decoram seus ambientes do jeito que melhor lhe agradam, mas sempre buscando sofisticação e conforto.

Como na moda, a decoração também apresenta tendências que surgem a cada ano para inspirar o design de interiores. Atualmente, um dos estilos de decoração mais influentes e aplicados em imóveis decorados e lojas especializadas é o minimalismo.

A decoração minimalista surgiu no século 20, como um contraponto à decoração clássica e tradicional que era extremamente exuberante, com móveis decorativos enormes, cheios de tons fortes, como dourado, vermelho, preto, e tecidos carregados.

Atualmente, com um ritmo de vida cada vez mais agitado e dinâmico, o lar passou a ser um ambiente sinônimo de refúgio e tranquilidade, o que fez com que os itens decorativos exuberantes passassem a comprometer justamente essa sensação de relaxamento que tanto se busca.

Já no ambiente corporativo, o minimalismo também tem o poder de deixar o ambiente mais tranquilo visualmente, auxiliando no dia a dia.

Dessa forma, podemos afirmar que a decoração minimalista visa o funcional, criando um ambiente clean, limpo visualmente e fácil de se viver.

Na prática, esse estilo elimina todos os objetos que não são necessários para a decoração, seguindo a famosa premissa de “menos é mais”. Dessa forma, consegue trazer mais elegância e sutileza aos ambientes.

O minimalismo tem sido aplicado em projetos residenciais e comerciais, seguindo o mesmo intuito.

Como na residência, o conforto e a comodidade são mais importantes, alguns itens a mais podem ser adicionados, mas sempre com o viés clean para as cores, objetos e móveis.

Como aplicar em sua casa?

Para aplicar a decoração minimalista em sua residência, é preciso ter em mente que o desnecessário deve ser eliminado. Comece a trabalhar o desapego de itens decorativos em excesso e com exuberâncias.

Ter menos coisas expostas significa menos trabalho com a limpeza doméstica e mais praticidade para a rotina. Por isso, manter apenas o essencial é a regra básica do minimalismo. Passe um pente fino no que é ou não necessário em sua residência.

Por que manter uma mesa com 8 cadeiras, se você só usa 6 diariamente? Ou um armário tão grande que não é todo preenchido? Prateleiras que não têm utilidade e só servem para juntar poeira? Poltronas que ninguém utiliza? Vasos e objetos decorativos em excesso?

Mantenha apenas o mobiliário e as peças decorativas que você considera indispensáveis.

Tons claros

As cores claras são características do minimalismo.

Priorize as cores claras, como branco e gelo, e os tons pastéis, como bege, nude e palha.

Esses tons trarão maior leveza e tranquilidade para o ambiente.

Lembre-se de que a cor escolhida para as paredes precisa combinar com o restante da decoração, mesmo que haja poucas peças no ambiente.

Deixe o chão livre

Os móveis são poucos, justamente para deixar o chão livre para a passagem.

Por isso, evite colocar tapetes em excesso, pois o chão livre, principalmente se for claro, contribui para a sensação de leveza e amplitude.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer