Outubro 15, 2020

Saiba como a organização ajuda a diminuir ansiedade e o estresse

A ansiedade e o estresse são problemas corriqueiros, principalmente na nossa sociedade moderna. E, para combater essas questões neurológicas que podem avançar para doenças mais graves, uma ferramenta pessoal está a sua disposição como antidoto: a organização. Ela contribui em inúmeros processos rotineiros para se livrar de ambos os problemas.

Isso porque, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 13 milhões de brasileiros possuem algum sintoma a nível patológico de ansiedade. Já no caso do estresse, conforme aponta ranking da Stress Management Association (Isma), o Brasil é o segundo colocado em dez países analisados como os ‘mais estressados’.

E como a organização ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse? É o que veremos abaixo.

Controle sobre a situação
Organizar-se é ter controle sobre a situação. E a grande maioria dos casos de ansiedade e estresse, sejam conjuntos ou por causa específicas, se dá pelo fato de não controlar as rotinas (como o ambiente doméstico) e ações da própria vida. Até problemas no trabalho, que também abarcam grande fatia desses dois problemas, podem ser contornados como a organização.

Isso porque organização é sinônimo de planejamento nesse caso: elimina-se o famoso ‘sofrimento por antecedência’, pois há como olhar espacialmente para o que precisa ser feito e quais prazos há disponíveis. Assim, a organização surge como uma espécie de antídoto para, quando aparecem contratempos, você tenha total controle sob a situação.

Organizados são mais produtivos e menos inquietos
Outro ponto importante: pessoas organizadas podem ser até duas vezes mais produtivas que pessoas desorganizadas. E isso afeta diretamente no controle da ansiedade e do estresse, pois há um foco, um objetivo. A mente dos organizados trabalha com o resultado final, enquanto quem não prima por essa ferramenta pessoal dificilmente consegue enxergar o caminho final.

A inquietação – movimentos voluntários e involuntários do corpo de pessoas estressadas e ansiosas –, nesse sentido, dá-se por não conseguir produzir da maneira que deseja. O processo aqui é simples: anotar o que deve ser feito e seguir rigorosamente, estabelecendo metas, é o primeiro passo para aumentar a produtividade e diminuir os problemas.

Saiba como combater o estresse e a ansiedade
Entendendo um pouco mais sobre como a organização age diretamente no combate à ansiedade e ao estresse, precisamos listar formas concretas de realizar essas ações. E pode ser mais fácil do que você imagina.

– Faça uma autorreflexão. Organização mental é a etapa de partida que identifica o que está o acometendo – trabalho, estudos, ambiente familiar, entre outros. Faça isso periodicamente, transformando em um hábito no mínimo semanal.

– Defina prioridades. Há coisas mais importantes que outras. Organizar a casa é diferente de organizar o projeto que seu chefe pediu – onde a primeira ou a segunda podem ser mais prioritárias. Saiba o que precisa vir antes. Se necessário, assim como no caso anterior, liste num papel.

– Busque conhecimento. Saiba o que a neurociência, a psicoterapia e profissionais da área de gestão pessoal indicam. Artigos como esse que você está lendo, são ótimos exemplos: apontam dicas práticas que podem te ajudar, com o que você já tem disponível, a se livrar do estresse e da ansiedade.

Por fim, lembre-se: esses dois tipos de comportamentos são considerados doenças em estágios avançados e a organização pode ser o melhor remédio nesse momento, pois não tem custo nenhum e depende apenas de uma verdadeira vontade de mudança – melhorando (e muito) a qualidade de vida.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer