Junho 03, 2021

Limpeza do lar x trabalho: como conciliar?

Com as restrições de isolamento social e a consequente necessidade de atuação em home office, grande parte das mulheres se viu com um novo dilema: conciliar o trabalho com a limpeza do lar. Afinal, como enfrentar a jornada diária nessas circunstâncias, sem poder contar com a ajuda de uma diarista ou faxineira?

O fato é que as demandas de trabalho e da casa acabam se misturando, além de, muitas vezes, ainda ter os filhos para cuidar, especialmente em idade escolar, que também deixaram de ir para a escola. A boa notícia é que tem como facilitar essa nova rotina, então, confira algumas dicas!

Faça um planejamento

Quem é mãe sabe que trabalhar de casa na presença do filho é sinônimo de ter a sua atenção solicitada o dia todo. Por isso, a primeira providência é fazer um planejamento, que pode ser uma lista de tarefas com as atividades de cada dia, da semana ou mesmo para o mês.

Para isso, inclua todos os afazeres na programação, inclusive os domésticos. Se na rotina anterior à pandemia você deixava para cuidar da casa no período da noite ou só nos finais de semana, por exemplo, tente manter desta forma. Assim, o horário do expediente continuaria o mesmo em home office, sem prejudicar o trabalho, com a possibilidade de pausar de vez em quando para dar atenção aos filhos.

Nesse momento, vale conversar com as crianças sobre os horários que poderá brincar, ou ajudá-los nas tarefas da escola ou mesmo assistir a um filme, além de explicar que num determinado período do dia estará trabalhando e, por isso, precisa se concentrar.

A palavra-chave é organização

Nem todo mundo pode contar com um escritório em casa para fazer home office, mas basta ter um espaço confortável, organizado e tranquilo para trabalhar e, assim, não prejudicar o seu rendimento. Se possível, dependendo das circunstâncias, o ideal é ficar num local prático que também permita ficar de olho nas crianças, caso necessário.

Da mesma forma, organizar a alimentação da família com antecedência é algo que pode lhe poupar algumas horas por dia, já que cozinhar diariamente costuma tomar bastante tempo. Então, uma possibilidade é cozinhar em quantidade suficiente para uma semana num determinado dia da semana, por exemplo, e congelar as porções diárias.

Além de economizar no tempo de preparo das refeições, essa prática acaba poupando volume de louça e outros serviços de cozinha durante a semana.

Estabeleça uma rotina

Assim como o planejamento e a organização são partes importantes para conciliar os afazeres domésticos com o trabalho, criar uma rotina fecha esse trio de dicas com chave de ouro. E isso não se limita a respeitar os horários das atividades diárias, mas tem a ver com a adoção de hábitos que também facilitem o dia a dia, por exemplo, se arrumar para trabalhar em casa, em vez de ficar de pijama.

Esse hábito contribui tanto para a sua produtividade, evitando a sensação de “estar em casa”, quanto para os filhos assimilarem a ideia do home office, ou seja, de que a mãe está de fato trabalhando.

Você também pode aproveitar o tempo que não usa mais com o deslocamento para estabelecer uma nova, e mais eficiente, rotina. Esse é o momento de reunir e contar com ajuda da família, tentar novas atividades e até descobrir como aproveitar melhor o seu tempo. Basta planejar, se organizar e cumprir a sua rotina.

Aproveite para acessar outros conteúdos exclusivos me seguindo lá no insta e acompanhando meu canal do YouTube! @karolbarbosaorganizer ;)

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer