Maio 24, 2021

Aprenda a montar uma rotina de organização e limpeza domestica

Organização da casa não é apenas uma tarefa qualquer, é como uma empresa que você administra e exige planejamento. Ao planejar sua rotina organizacional de limpeza, você consegue ter mais tempo para outras coisas de seu interesse.

Pensando em facilitar sua vida, vamos apresentar como você pode montar a sua rotina de organização e limpeza doméstica.

Planejamento

O primeiro passo de qualquer tarefa é o planejamento. Você precisa separar, por exemplo, o que é tarefa diária, semanal, mensal ou semestral, verificando a necessidade de organização e limpeza de cada tarefa.

Faça um diagnóstico do que há em sua casa para limpar e organizar. Lembre-se de tudo: móveis, quadros, objetos, brinquedos dos filhos, livros, roupas para lavar e passar, janelas, portas. Tudo mesmo!

Identifique quais as tarefas e o tempo que elas demandam para poder organizar o que será feito e garantir uma boa produtividade na rotina.

Anote ao lado de cada tarefa a frequência da limpeza que você considera necessária, se ajudar, anote também o material de limpeza que utilizará.

Checklist

Há várias tarefas a serem feitas e elas têm períodos de repetição diferentes, fazer um checklist com a organização e limpeza, na frequência que você definiu, é essencial, e deixe à vista para que a rotina seja sempre lembrada.

Coisas simples como lavar a louça, recolher objetos espalhados ou varrer a casa, por mais que já estejam na cabeça, precisam ser listadas nas tarefas para que a rotina nunca se perca. Além disso, você utiliza a organização dessas tarefas para otimizar o dia.

Pense na sua semana e elabore um quadro dividindo-o por dia, mas sempre mantenha a do mês visível também, assim você já estará preparada.

Separe seus materiais de limpeza pela frequência de uso, assim evita que fique tirando e colocando as coisas nos armários sem necessidade (isso serve para organização de demais espaços também).

Lembre-se de passar em cada cômodo da casa em sua rotina, verificando todos os pontos a serem organizados e limpos. Recolha os objetos espalhados em uma caixa ou sacola e organize-os ao final da limpeza.

Nas tarefas semanais, ou de períodos mais longos, deixe períodos da rotina diária livre para os dias em que precisará executar essas tarefas e também uma opção é dividir durante a semana para não acumular todos em um dia só.

Comece

O passo final, que te levará a ter uma casa organizada e limpa sem achar que não tem tempo para nada, é começar.

Se a procrastinação resolver bater na sua porta, não se desespere, retome de onde parou e não desista, pois você verá que, com a organização da rotina, tudo se encaixa.

Lembrem-se também de usar produtos de limpeza ideias para o que precisa ser limpo, você conservará a limpeza pelo tempo que você determinou de frequência e preservará seus objetos, móveis, roupas e eletrônicos.

Além disso, use-os conforme a recomendação destes, nada de sair fazendo misturinhas para não estragar sem querer seus pertences.

Se você gostou da dica, aproveite e me siga no Instagram e confira meu canal do YouTube! @karolbarbosaorganizer

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer