Novembro 23, 2021

Saiba como organizar as comidas do seu armário

A organização de mantimentos nos armários e dispensas é algo que pode facilitar a rotina significativamente. Isso acontece uma vez que ela ajuda a poupar tempo na hora de cozinhar, uma atividade comum ao dia a dia de todas as pessoas.

Entretanto, nem sempre as pessoas tiram o devido tempo para se dedicar à organização, de modo que diversas embalagens, de todos os tamanhos e formatos, acabam se amontoando nos armários e gerando um cenário de caos.

Além de atrapalhar bastante no momento de uso dos mantimentos, a desorganização dos armários ainda pode fazer com que as pessoas acabem não se atentando ao prazo de validade de algum produto.

Desse modo, o vencimento é descoberto somente na hora do uso, o que gera mais um entrave visto que será preciso fazer a reposição para seguir preparando a refeição. Então, as dicas a seguir podem te ajudar a contornar este cenário e organizar melhor os seus armários de cozinha, evitando a perda de tempo e desperdício.

 

Separe os utensílios dos mantimentos

O primeiro passo para manter uma organização eficiente dos armários de cozinha é fazer a separação entre utensílios e mantimentos. Assim, procure acomodar nas prateleiras mais baixas os assessórios que você não utiliza com tanta frequência.

Para tornar as coisas ainda mais organizadas, a parte de baixo do armário pode ser usada para armazenar produtos de limpeza, evitando que eles fiquem próximos da comida, o que pode gerar contaminações prejudiciais à saúde.

 

Use potes transparentes para armazenar mantimentos

Uma dica bastante interessante é fazer uso de potes transparentes para guardar alimentos que já foram abertos. Isso ajuda a identificar imediatamente o que você ainda tem no armário e a quantidade disponível, evitando surpresas desagradáveis.

Nesse sentido, uma excelente opção são os vidros herméticos. Eles são capazes de evitar que a comida pegue o cheiro de alguma coisa que está próxima. Além disso, o sistema de travamento na tampa ajuda na questão da conservação.

 

Priorize a visibilidade

A organização do armário deve priorizar a visibilidade, de forma que você possa ter mais controle de tudo o que está guardado. Portanto, procure sempre colocar os itens maiores no fundo e os menores mais à frente, de modo que todos possam ser vistos.

Se o espaço disponível não for suficiente para esse estilo de organização, existem alguns organizadores que podem ajudar a elevar os produtos do fundo e, assim, fazer com que você consiga vê-los com facilidade.

Além disso, vale lembrar que as partes mais altas do armário são ideais para estocar os alimentos que costumam ser usados com mais frequência.

 

Use etiquetas

As etiquetas são excelentes aliadas na hora de armazenar produtos como temperos. Como alguns possuem aspecto similar, ao retirar da embalagem, determinar qual é qual pode ser um problema. Portanto, usar as etiquetas ajuda a solucionar este entrave.

Uma boa dica é escolher as que são à prova d’água e, portanto, não vão ter a sua aparência prejudicada pelas lavagens.

Visite o nosso site para mais conteúdos desse tipo e aprenda a organizar a sua casa de uma maneira dinâmica e otimizada!


Para te ajudar a organizar os ambientes da sua casa de maneira simples e fácil, conheça o Manual da Casa - meu programa prático, de 30 dias, para você nunca mais ter problemas com bagunça em casa, toque aqui e veja como funciona.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer