Novembro 30, 2021

3 dicas para organizar o guarda-roupa do seu bebê

A chegada de um bebê é um momento de muitas mudanças na rotina da família. A casa, também, precisa passar por modificações na decoração e divisão do espaço, o que pode acabar resultando em bagunça e desorganização.

Para ajudar a resolver esse problema, hoje darei algumas dicas de como deixar o guarda-roupa do seu filho sempre arrumado. Confira agora!

 

Priorize os itens mais usados

Um dos principais objetivos da organização é a praticidade. Quando se tem um bebê para cuidar, o tempo é ainda mais valioso! Então, é melhor deixar os itens de uso diário do seu filho a fácil alcance para não precisar ficar procurando.

Se você não tem uma cômoda no quarto, pode utilizar a primeira gaveta do guarda-roupa para acessórios de fraldário. Para facilitar, considere as cestinhas, divisórias ou organizadores colmeia. Assim, é possível aproveitar bem o espaço da gaveta e evitar bagunça. Isso deixa a troca de fralda e higienização do bebê mais prática e ágil. Ainda, é útil na hora de arrumar a bolsa de passeio porque ajuda você a não esquecer os itens essenciais.

Para as roupas, é bom manter essa estratégia também. Deixe as peças que o bebê mais usa nas primeiras gavetas e nas prateleiras de fácil alcance (geralmente as do meio). É possível atualizar essa organização sazonalmente, dependendo da região onde você mora. Nas prateleiras mais altas, você pode deixar as roupinhas de outras estações, que não são necessárias no momento. Nas prateleiras mais distantes, guarde as mantinhas de lã e outros itens que ocupam espaço e não são usados frequentemente.

Já as roupas para ocasiões especiais (como batizado ou aniversário) podem ser guardadas separadas das peças de uso cotidiano. Você pode colocá-las nas últimas gavetas, nas prateleiras de cima ou no cabideiro (caso precisem de maior cuidado para não amassar). Ainda, se essas roupinhas fazem parte de conjunto com sapatos e acessórios, caixas ou cestos são boas opções para armazenamento. Escolha recipientes que tenham tampa para evitar pó e sujeira. Você pode colocá-los nas prateleiras debaixo ou mesmo abaixo do cabideiro, se não tiver muito espaço no guarda-roupa. Se o bebê tiver mais de um conjuntinho de festa, deixe cada um em caixas separadas.

 

Organize as peças por tamanho

Nos primeiros meses de vida, seu filho vai crescer rápido e, em pouco tempo, algumas roupinhas não vai mais servir. É por isso que, no enxoval, você precisa ter peças de diferentes tamanhos, de recém-nascido até 1 ano de idade.

Então, na hora de organizar o guarda-roupa, coloque as peças ordenadas por tamanho. Deixe os números menores em cima na pilha de roupas da prateleira ou gaveta e os números maiores embaixo. Se usar o cabideiro, ponha os tamanhos menores nos cabides da frente e organize os outros itens em ordem crescente.

Uma forma prática de separar as roupinhas é agrupando tamanhos assim:

  • Recém-nascido;
  • 0 a 3 meses;
  • 3 a 6 meses;
  • 6 a 9 meses;
  • 9 meses a 1 ano.

Para evitar confusão, marque a numeração das peças. Você pode colocar adesivos ou plaquinhas nos cabides, nas prateleiras e nas gavetas. Também, é possível marcar no próprio tecido, com uma caneta especial. É bom retirar as etiquetas das roupas porque podem incomodar e irritar a pele do bebê.

 

Separe as roupas pelo tipo de cada uma

Para facilitar a organização e não perder tempo procurando, guarde as roupas conforme o tipo de cada uma. Faça uma pilha só de body, outra só de camisetas, outra de calças e assim por diante. Se o bebê tiver muitas unidades de uma mesma peça, você pode separá-las por modelo. Por exemplo, se forem muitas calças, divida-as por tipo de tecido.

Peças como vestidos, macacões e casacos podem ser colocadas no cabideiro. Então, você pode organizá-las com a mesma lógica, agrupando o mesmo tipo de roupa em um cabide. Ainda assim, cuide para não sobrecarregar esses objetos.

As meias, calcinhas e cuecas podem ser guardadas nas gavetas. Você pode usar uma gaveta para cada ou utilizar um único compartimento para essas peças, se o guarda-roupa for pequeno. Neste último caso, uma opção é comprar cestinhos organizadores ou do tipo colmeia para aproveitar o espaço melhor e sem bagunça.

Já os sapatinhos podem ser dispostos nas prateleiras ou gavetas mais baixas do cômodo. Caso falte espaço, aproveite a parte abaixo do cabideiro para guardar os calçados.

Lembrando que, ao separar as roupas por tipo e modelo, vale a estratégia de priorizar os itens de maior necessidade.

Também é importante dizer que a limpeza é fundamental para evitar infecções, alergias e doenças. Lave as roupas com sabão de coco, sabão neutro ou produto específico para bebês. No guarda-roupa, passe um pano limpo e úmido nas prateleiras, gavetas, cabideiro, portas e puxadores e tire bem o pó. Não use sabão em pó ou amaciante nas roupas ou produtos de limpeza comuns no móvel. Nessa fase, a pele do seu filho é muito sensível e essas substâncias podem causar irritações.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para ler outros textos no blog e deixe sua casa mais organizada. Confira também meu canal no YouTube Karol Barbosa Organizer.

 

Conheça meu Manual da Casa, o programa de 30 dias de organização para a sua casa. Melhore sua rotina e qualidade de vida acabando com a bagunça de forma definitiva.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer