Junho 15, 2021

6 passos para organizar o quarto para a chegada do bebê

O bebê está chegando! E, agora, a organização é indispensável em vários sentidos, principalmente para as mamães de primeira viagem. Nesse sentido, organizar o quarto que para a chegada do bebê está entre os principais (e deliciosos) desafios para oferecer o máximo de conforto ao pequeno.

Afinal, apesar do toque de cada família ser diferente, há dicas preciosas que não podem ser desprezadas, concordam? O importante é que tudo seja feito sem pressa, ao longo da gestação – e a colaboração de todos nesse momento é indispensável.

Pensando em vocês, mamãe e no seu futuro filho, que separamos os 6 passos para organizar o quarto para a chegada do bebê. Vamos lá?

1. Deixe tudo impecavelmente limpo

Não há como começar a organização sem deixar o quartinho impecável. Para isso, é preciso realizar uma limpeza completa, deixando o lugar agradável – afinal, recém-nascidos ainda não têm a imunidade necessária para partículas de poeira e micro-organismo.

Vale o destaque: evite produtos de limpeza e químicos pesados no ambiente. Prefira opções como sabão neutro e água, panos higienizados e outros utensílios que não agridam o olfato do bebê.

2. Iluminação e ventilação

O próximo passo é ‘duplo’: como o ambiente estará iluminado e ventilado. Quanto à iluminação, é preciso cuidar com cortinas e componentes que possam trazer problemas como os ácaros; e, ainda, deve-se prezar por menor incidência de luz, visto a sensibilidade que um recém-nascido tem às iluminações – que muda em poucos meses.

Evite direcionar lâmpadas para os rostinhos deles, e utilize opções de led, que não alteram significativamente a temperatura ambiente. Por fim, lembre-se sempre de posicionar o berço onde não circula o ar; e, mesmo assim, opte pelo cômodo mais ventilado, dando ar de qualidade ao neném.

3. Escolha os itens essenciais

Não adianta comprar peças de lego e brinquedos interativos para os primeiros meses. São ótimos para decorar, mas se deterioram ao longo do tempo. Opte por itens ‘cleans’ e que sejam práticos, com uma decoração focada em pequenos elementos, como papéis de parede e itens feitos especialmente para decorar.

Alguns são essenciais, como o próprio berço; pode-se utilizar cômodas como trocadores; armários necessários para fraldas, lenços umedecidos, entre outros; travesseiro e/ou almofada para a sustentação na hora de amamentar; e, claro, alguns elementos decorativos que não ofereçam riscos aos pequenos.

4. Proteção quando há pets

Se sua casa possui um pet, é preciso seguir esse passo: instalar cercas que impeçam eles de entrarem no quarto. Animais são indispensáveis na formação das crianças, mas quando eles ainda são muito novinhos, pêlos e dejetos dos animais podem afetar o bebê.

5. Atente-se ao berço

Chegando até aqui, vamos a outro passo indispensável: os elementos do berço. Procure apenas acessórios que sejam feitos exclusivamente para recém-nascidos, como colchões impermeáveis e, sobretudo, confortáveis.

Os travesseiros devem ser adequados ao desenvolvimento do neném; as grades de proteção não podem oferecer perigo; móbiles são ótimos, mas devem ser bem fixados e nunca colocar o bebê em risco; e, claro, decore de acordo com o seu gosto.

6. Hora dos complementos

Poltrona para amamentação, organização das roupinhas, tapetes e abajures: aqui cabe a sua imaginação. Seguindo os passos acima, na hora que você chega na última etapa, sentirá mais energias para dar os toques finais.

Quer mais dicas como essa? Aproveite para me seguir no Instagram e conferir meu canal do YouTube! @karolbarbosaorganizer

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer