Outubro 26, 2021

5 dicas para educar seu filho adolescente a organizar o quarto

Se tem algo que tira o sono dos pais é filho adolescente. Nesta fase, eles costumam ter um comportamento mais rebelde e não gostam de cumprir regras.

Porém, como fica a organização do quarto quando se tem um filho nesta fase mais delicada? É primordial que os pais incentivem os filhos a organizar a sua própria bagunça desde cedo.

Sabe a famosa caixa de brinquedos da infância? Pois é, é ali que a gente começa a educar as crianças na construção de uma vida organizada e com responsabilidade.

No caso dos adolescentes, existem algumas dicas para educar o seu filho e fazer com que ele cuide do seu próprio quarto. Confira!

 

1 – Ensine através do exemplo

Ainda na infância, a maior referência das crianças é o modelo que recebem em casa de educação, organização e até mesmo comportamento social. Se desde cedo uma criança não recebeu qualquer exemplo positivo sobre organização da casa e do quarto, ficará muito difícil fazer esse tipo de cobrança na adolescência.

Mas, nunca é tarde para dar bons exemplo, e tudo começa através da colaboração mútua. Deixe claro que a casa é de todos e os quartos uma responsabilidade de cada um que dorme lá.

 

2 – Determine um dia para a tarefa de organização

Os adolescentes costumam ser um pouco esquecidos por conta dos diversos meios digitais e atividades que costumam participar na internet.

Por isso, é fundamental que os pais os eduquem trazendo-os mais para a realidade. Determinar um dia em que o seu filho deverá organizar e limpar o quarto torna a rotina mais fácil para que ele não se esqueça do seu compromisso.

 

3 – Fale sobre responsabilidades

Os adolescentes gostam muito de privacidade e certamente respeitarão as regras da casa e da organização do quarto se você impor algumas regras como essenciais.

Por exemplo, não é fazer ameaças, mas sim ensiná-los a ter responsabilidade. Muita coisa na vida funciona através da troca e colaboração. Sendo assim, você pode conversar com o seu filho adolescente e dizer a ele que manter o quarto organizado é a sua maior responsabilidade dentro de casa. E, caso ele não cumpra, poderá perder a privacidade que o quarto tanto lhe proporciona.

 

4 – Ofereça apoio nos primeiros momentos

A organização dos ambientes não precisa ser vista como uma tarefa chata. Afinal, ela trará muito prazer e satisfação quando terminamos e vemos tudo cheirosinho e organizado, não é verdade?

Faça da arrumação um momento divertido e aproveite para curtir ao lado do seu filho, dando a ele apoio nos primeiros dias, até ele pegar o jeito.

 

5 – Jamais faça por ele

Essa é a dica mais importante. Veja, se um adolescente não cumpre uma determinada regra e os pais simplesmente não falam nada e ainda fazem uma tarefa que seria de sua responsabilidade, eles automaticamente vão parar de fazer.

Afinal, por que vou arrumar meu quarto se a minha mãe sempre arruma e nunca fala nada? Portanto, jamais faça a tarefa pelo seu filho e sim participe apenas no início.

Gostou das nossas dicas para educar seu filho adolescente a organizar o quarto?


Para te ajudar a organizar os ambientes da sua casa de maneira simples e fácil, conheça o Manual da Casa - meu programa prático, de 30 dias, para você nunca mais ter problemas com bagunça em casa, toque aqui e veja como funciona.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer