Junho 09, 2021

Como organizar seu closet que tem pouco espaço?

O closet é uma parte importante da nossa casa e tem papel fundamental na organização de algo precioso: nosso vestuário. Mas o fato é que, muitas vezes, por dispormos de ambientes pequenos, o closet acaba sendo menos espaçoso do que parece ser o suficiente.

A boa notícia é que, mesmo com um closet pequeno, é possível manter uma boa organização e deixar ali tudo o que é preciso sem que sejam necessários grandes esforços na hora de guardar ou retirar alguma peça de vestuário.

Confira as dicas que preparamos para que você possa aproveitar os espaços do seu armário e manter tudo muito bem organizado e visualmente adequado.

Separação por frequência de uso

A primeira coisa a se fazer é separar as roupas que você usa com mais frequência, que normalmente são as peças do dia a dia. Arrume-as em locais de fácil visualização e acesso, nos espaços da frente do closet é o ideal.

Nos locais mais escondidos e difíceis de acessar, que geralmente ficam no fundo do armário, guarde as roupas que você usa com menos frequência.

Essa arrumação deixará o closet sempre arrumado, já que não será preciso revirar tudo todas as vezes que tiver que retirar uma peça.

Separação por tido de peça e por cor

Para manter a organização em dia, outra dica preciosa é separar as peças por tipo: calças, blusas, casacos, saias, vestidos, etc.

Quando você tem um tipo de look em mente, fica muito mais fácil quando sabe exatamente em que parte do seu closet deverá estar determinada peça.

Mesmo que tenha espaços pequenos, você consegue, de forma fácil, seguir esse esquema, desde que aprenda a aproveitar bem os espaços.

Outra coisa que também facilita muito é organizar as peças por cores. Isso além de ajudar na hora das escolhas e combinação do look, deixa o closet mais bonito e organizado.

Organização das gavetas

Nas gavetas, você pode aproveitar os espaços de várias formas, principalmente naquelas onde guarda as peças íntimas.

Algumas lojas vendem organizadores quadrados, mas, se preferir, você pode improvisar com canos de PVC e separar os espaços dentro das gavetas criando divisórias.

Essa organização otimiza os espaços e deixa as peças a vista, em vez de emboladas ou amontoadas. Se quiser deixar seu closet ainda mais estiloso, você pode pedir para fazer as divisórias da gaveta de vidro.

Organização dos calçados e acessórios

Os acessórios exigem uma organização dedicada, caso contrário você terá um closet com tudo misturado e dificuldades para guardar o que precisa em um espaço pequeno.

Objetos que enroscam facilmente, como colares, pulseiras e cintos ficam mais bem organizados quando pendurados em araras e ganchinhos.

Já os brincos e demais joias podem ser guardados em caixas, baús ou gavetas pequenas. Se as gavetas disponíveis forem grandes, você também pode utilizar as divisórias para a separação das peças.

No caso de pulseiras e anéis, a opção de usar divisórias em formato de cilindro onde poderá encaixar as peças também pode ser considerada.

Quanto aos calçados, que são os itens que mais dão trabalho de organizar em um closet pequeno, procure deixá-los em sapateiras que não sejam muito grandes, mas tenham espaço suficiente para dispor cada par.

Além das sapateiras e prateleiras, outra forma que otimiza muito os espaços é fixar suportes do tipo barra para pendurar os sapatos que tenham salto nas superfícies laterais do closet.

Bolsas e carteiras com alça podem ser mantidas em ganchinhos, araras ou suportes. No caso das bolsas, guarde-as sempre vazias para preservar as alças e não criar muito volume.

Gostou das dicas? Então siga-me no Instagram e acompanhe meu conteúdo no YouTube para mais sugestões de organização de espaços e ambientes!

Se você gostou dessas dicas, aproveite para me seguir no insta e conferir meu canal do Youtube! @karolbarbosaorganizer

Veja Também

Cursos e Workshops

SIGA O MEU INSTAGRAM

@karolbarbosaorganizer