Setembro 14, 2021

Confira 5 dicas de organização para ambientes corporativos

Nada como trabalhar em um ambiente aconchegante, agradável e organizado. Isso faz com que a gente consiga trabalhar com mais foco, eliminando as distrações que um local bagunçado oferece.

Seja em home office ou na empresa, manter a organização nos ambientes é a chave para uma rotina mais saudável e produtiva.

Você mesmo já deve ter se sentido incomodado e com dificuldade de concentração quando chegou para iniciar o dia de trabalho e a mesa estava bagunçada. Não é terrível?

Por isso, o ideal é fazer um tour pelo escritório no final do dia e deixar tudo em ordem para a próxima jornada. Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a manter o seu ambiente corporativo arrumado.

Confira!

 

1 – Comece pela organização da mesa

 

A sua mesa deve ser vista como o coração do escritório, seja em home office ou na empresa. É nela que você fica a maior parte do tempo realizando suas tarefas. Por isso, dê prioridade para organizar primeiro esse local.

Se livre de papéis, coloque uma lixeira pequena ao lado da mesa, decore com alguns objetos de valor sentimental para dar um pouco de leveza e o restante deve ser apenas os itens essenciais para o trabalho.

 

2 – Se livre dos excessos

 

Olhe ao redor do ambiente e avalie: será que não têm móveis e objetos demais? Adote o minimalismo na decoração do seu ambiente corporativo e tenha mais produtividade.

Então, é hora de se livrar dos excessos e deixar apenas o que faz parte da rotina de trabalho. Isso não significa deixar de decorar, mas você pode optar por quadros e poucos vasos de flores em cantinhos específicos.

 

3 – Utilize móveis funcionais

 

Caso o espaço do seu escritório seja pequeno, invista em móveis funcionais para aproveitar ao máximo os espaços e otimizar a rotina.

Os móveis funcionais são ótimos tanto para tornar a decoração mais moderna, como também proporciona funcionalidade ao ambiente corporativo.

 

4 – Use caixas organizadoras

 

Muitos profissionais trabalham com criatividade e precisam de itens específicos que servem como material de apoio para buscar inspiração.

Livros, cadernos, objetos de arte, panfletos, jogos... Enfim, o ideal é contar com algumas caixas organizadoras para evitar aquela poluição visual no ambiente. Afinal, quanto mais distrações em horários errados, pior ficará a sua produtividade.

 

5 – Adote tecnologias e se livre do papel

 

Outra forma de organizar ambientes corporativos é adotando tecnologias que auxiliem no trabalho, tornando-o mais prático. Digitalizar documentos, por exemplo, é uma ótima alternativa para quem ainda tem muitos papéis no escritório.

Já para a parte organizacional de tarefas da empresa, os programas de gestão são excelentes e podem ser compartilhados com toda a equipe. Ainda mais agora em tempos de home office, isso permite que cada um trabalhe de qualquer lugar sem ficar completamente isolado do que está acontecendo na empresa.

Alguns programas são como um escritório virtual, permitindo inclusive, o compartilhamento de documentos. Assim, todo o ambiente fica funcional, organizado e prático.

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